Resolução sobre fitoterápicos é foco de seminário
|
Cerca de 70 profissionais acompanharam os ciclos de palestras do seminário |
|
Wong falou sobre controle de resíduos |
Com o objetivo de apresentar estratégias para atender aos requisitos de controle de resíduos em drogas vegetais e extratos naturais, estabelecidos pela RDC nº 105/2016 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Comissão Técnica de Química Farmacêutica do CRQ-IV promoveu no dia 29 de abril o Seminário: Resíduos de Agrotóxicos em Fitoterápicos. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).
O ciclo de palestras do período da manhã foi iniciado pelo médico pediatra Anthony Wong, que falou sobre a importância do controle de resíduos de defensivos agrícolas em produtos alimentícios e medicamentos. Ao fazer uma análise sobre a necessidade de utilização dos defensivos para garantir a produção de alimentos com suficiência, ressaltou um postulado do cientista suíço Paracelso (1493-1541): "a dose correta distingue um veneno de um remédio". Wong é responsável pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) do Instituto da Criança, mantido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
|
|
Laerte, da Dall Phytolab, abordou práticas de segurança laboratorial |
Em seguida, aspectos econômicos e de controle de qualidade estiveram em pauta na palestra de Fabio Ferreira Perazzo, professor e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo, que deu ênfase à produção de drogas vegetais e de medicamentos. Ele pontuou as vantagens geradas pelo uso de defensivos agrícolas, a exemplo do controle de pragas e doenças que afetam a produção de alimentos, aumento da produtividade das lavouras e preços reduzidos em relação aos produtos orgânicos. No entanto, também chamou a atenção para as possíveis consequências da utilização fora dos padrões recomendados, como problemas de saúde e danos ambientais (contaminação do solo e dos recursos hídricos).
Os Químicos Amadeu Hoshi Iglesias, diretor da empresa Apex Science, e Leandro Wang Hantao, professor do Instituto de Química da Unicamp, fizeram apresentações sobre as principais técnicas analíticas aplicadas no desenvolvimento de fármacos e as estratégias para validação de métodos de análise. Enquanto Iglesias encerrou o bloco da manhã, o professor Hantao iniciou os trabalhos do período da tarde.
Procedimentos de segurança em laboratórios para evitar contaminações provenientes de metais pesados, micotoxinas e pesticidas foram detalhados por Laerte Dall'Agnol, diretora da empresa Dall Phytolab. Dos metais pesados, a farmacêutica citou o chumbo, o cádmio e o mercúrio como os que possuem maior potencial contaminante, com destaque para o primeiro.
|
Julia atua na área de P&D e ressaltou a qualidade das palestras do seminário
|
O seminário teve ainda uma palestra sobre estratégias para o atendimento aos requisitos exigidos pela RDC 105/2016 e suas atualizações, conduzida pela pesquisadora Andrea Ferreira Machado, coordenadora do departamento de Resíduos e Contaminantes da NSF International, organização americana especializada em testes, inspeções e certificações de produtos.
No encerramento da programação, foi aberta uma rodada de perguntas do público direcionadas aos palestrantes da tarde.
INTERAÇÃO - A proximidade entre as áreas de Química e Farmácia atraiu para o seminário profissionais como a farmacêutica Júlia Pereira Rodrigues, que atua na área de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo Centroflora, sediado em Barueri e especializado na fabricação de insumos para a produção de fitoterápicos. "O evento teve uma ordem adequada de palestras, mostrando desde a importância dos agrotóxicos até as metodologias aplicadas no controle, além da legislação relacionada, o que atendeu às minhas expectativas", relatou. Segundo ela, o evento também permitiu uma ampliação da rede de contatos profissionais.
Baixe as apresentações que tiveram a liberação autorizada por palestrantes.
Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.
Publicado em 29/04/2019
Atualizado em 03/05/2019
Voltar para a relação de notícias