Conselheira receberá a medalha Simão Mathias
Arquivo
|
|
|
Ana Maria será homenageada pela segunda vez pela SBQ
|
Conselheira suplente do CRQ-IV, a Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas Ana Maria da Costa Ferreira será uma das personalidades homenageadas este ano com a medalha Simão Mathias, outorgada pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Docente do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), Ana Maria receberá a distinção no dia 31 de maio, durante a cerimônia de abertura da 45ª Reunião Anual da SBQ, que será realizada em Maceió/AL. Além dela, outras nove personalidades científicas também receberão a distinção.
“Para mim a medalha Simão Mathias é muito importante; me sinto muito honrada de fazer parte do pequeno grupo que a recebeu; é um reconhecimento dos meus pares. E receber a medalha neste ano, em uma reunião presencial depois de muito tempo, em uma cerimônia junto com meus colegas, vai ser muito emocionante”, disse Ana Maria. Ela lembrou que este é o mais importante prêmio da SBQ.
Esta será a segunda honraria que a Conselheira do CRQ-IV receberá da SBQ. Em maio de 2009 ela foi agraciada com a medalha Ícaro Moreira, concedida pela Divisão de Química Inorgânica da entidade. A medalha Simão Mathias foi instituída em 1997 e se destina a homenagear personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Química no País ou por suas contribuições à SBQ. A relação com os nomes dos profissionais que já ganharam a medalha por ser consultada aqui.
Simão Mathias foi um dos quatro alunos da primeira turma do curso de Química da USP, logo após a inauguração da universidade, em 1935. Alguns anos depois, já como professor, ele implantou o primeiro laboratório de físico-química da USP. Como chefe do Departamento de Química da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, a partir de 1960 começou a centralizar todos os Departamentos, Cadeiras e Disciplinas de Química e Bioquímica e algumas afins pertencentes a seis faculdades da USP. Abriu-se, assim, o caminho para a formação do Instituto de Química, oficialmente criado pela reforma universitária de 1970. Em 1977, Mathias ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Química, foi eleito presidente e a dirigiu até 1980. O acadêmico faleceu em 1991, os 83 anos.
Publicado em 25/04/2022
Voltar para a relação de notícias