App passa a incluir informações sobre segurança em laboratório
O aplicativo SST Fácil, desenvolvido pela Fundacentro, teve a inclusão de novos conteúdos, entre eles um voltado segurança em laboratórios químicos. Também houve novidades técnicas, que melhoraram a usabilidade do App, que pode ser baixado gratuitamente no Google Play e na Apple Store.
A ideia de inserir esse tema no aplicativo surgiu a partir de um curso de segurança em laboratórios de química ministrado pelos profissionais da Fundacentro: Walter Pedreira, Marcela Ribeiro, Paula Nassar e Fernanda Ventura.
Divididas em tópicos, as perguntas e respostas utilizadas no aplicativo buscaram trazer informações básicas sobre boas práticas de trabalho em laboratórios de química; riscos e danos à saúde; armazenamento de produtos químicos e descarte de resíduos químicos. “As questões abordaram os riscos químicos relacionados à manipulação, ao armazenamento e ao descarte de uma grande variedade de agentes químicos em decorrência de atividades de ensino ou pesquisa”, explica a técnica do Serviço de Agentes Químicos da Fundacentro, Fernanda Ventura.
O aplicativo apresenta ainda medidas de prevenção e boas práticas, visando à segurança e saúde dos trabalhadores de laboratórios. “Alguns exemplos incluem a manipulação de produtos químicos voláteis em capelas de exaustão; a utilização de EPIs adequados aos produtos manipulados quando as proteções coletivas não forem suficientes para garantir a proteção aos agentes nocivos e a segregação de produtos químicos por compatibilidade química no armazenamento”, aponta Ventura.
Clique aqui para obter outras informações.
Publicado em 21/02/2017