Túneis de desinfecção: JN ouve representante do Sistema CFQ/CRQs
Reportagem veiculada nesta terça-feira pelo Jornal Nacional, da TV Globo, tratou do risco de contaminação de Covid-19 por quem usa transporte público. A matéria abordou principalmente os chamados "túneis de desinfecção", instalados em estações de trem e metrô pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos. O assunto também foi tema de reportagem feita no último sábado pelo SP2, que conversou com o Engenheiro Químico Wagner Contrera Lopes, conselheiro suplente do Conselho Federal de Química (CFQ). Lopes questionou a eficácia desses túneis e advertiu que os produtos usados nesses equipamentos podem causar danos à saúde. Trecho da entrevista foi reprisado na nova reportagem. Confira:
O Sistema CFQ/CRQs já emitiu pareceres questionando tais estruturas. Além da falta de comprovação científica quanto à sua eficácia para eliminar agentes infectocontagiosos presentes na pele e vestes das pessoas, os produtos químicos usados nesses processos não foram desenvolvidos para esse fim e por isso podem afetar o trato respiratório e até mesmo causar cegueira.
Apesar de estarem sendo alertados desde junho pelo CRQ-IV sobre essas questões, os vereadores da capital paulista podem aprovar hoje, em primeira votação, o PL 01-000320/2020, que tornará obrigatória a instalação de "túneis de desinfecção" na cidade. Ofícios expondo os riscos implícitos também foram enviados ao Ministério Público Estadual.