Três pesquisadores vencem Nobel de Química 2013
A Real Academia de Ciências da Suécia anunciou nesta quarta-feira os vencedores do Prêmio Nobel de Química 2013. Pela elaboração de simulações de computador que desvendam o funcionamento de sistemas químicos complexos, foram contemplados o austríaco Martin Karplus, 83 anos, das universidades de Estrasburgo (França) e Harvard (EUA); o sul-africano Michael Levitt, 66, da Universidade de Stanford (EUA); e o israelense Arieh Warshel, 72, da Universidade do Sul da Califórnia (EUA).
Iniciados na década de 1970, os estudos coordenados por Karplus, Levitt e Warshel reuniram conceitos da física clássica newtoniana e da mecânica quântica para entender o comportamento de moléculas de dimensões variadas. Dessa forma, foi possível ter uma compreensão mais precisa de processos como a fotossíntese e também de estruturas moleculares, a exemplo das que formam as proteínas.
O trabalho dos três ganhadores do Nobel resultou na criação de modelos computacionais que reproduzem as reações químicas que ocorrem, por exemplo, durante a ação de medicamentos no organismo, na captação de energia solar e no funcionamento de catalisadores em veículos automotivos, o que possibilita o desenvolvimento de tecnologias mais eficazes.