Viertler: empresas precisam investir em pós-doutores para garantir inovação
Em entrevista ao programa SBQast, da Sociedade Brasileira de Química - entidade que presidiu no período de 1994 a 1996 - o presidente do CRQ-IV, Hans Viertler contou sobre sua experiência de mais meio século como professor do Instituto de Química da USP, comentou sobre sua carreira e falou sobre as dificuldades dos estudantes de pós-graduações em obter bolsas.
Além, segundo sua avaliação, da falta de incentivo do governo federal em apoiar a ciência, uma das razões para a falta de recursos foi a criação, num passado recente, de muitas universidades federais, o que levou ao surgimento de um número maior de estudantes que precisam de bolsas para fazer seus projetos de pesquisa e os recursos são limitados, admitiu.
Ele também comentou sobre a dificuldade de profissionais com vasta formação conseguirem colocação no mercado de trabalho. Segundo o presidente do CRQ-IV, essas pessoas costumam procurar empregos nas universidades, mas o quadro de professores e pesquisadores tem seu limite. "Se falamos em inovação, isso não significa termos só doutores ou pós-doutores trabalhando nas universidades ou institutos de pesquisas; nós precisamos, como em outros países, que essa mão de obra seja absorvida pelas empresas. Em outras palavras, para poderem promover processos importante de inovação, com o desenvolvimento de novos produtos, as empresas precisam de pessoas capacitadas.
Clique aqui ou na janela abaixo para ouvir a entrevista.
Publicado em 02/07/2021
Voltar para a relação de notícias