Avanços da Química na Saúde são destacados em workshop
|
Estudantes, professores e profissionais do mercado formaram o público do evento |
A Comissão Técnica de Divulgação (CTDIV) do CRQ-IV promoveu nesta sexta-feira (26), na sede do Conselho, a quarta edição do Workshop de Divulgação da Química. Com o tema geral "Avanços da Química na Área da Saúde", a programação foi dividida em dois blocos. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).
|
João Henrique Ghilardi Lago, da UFABC |
A abertura do workshop foi realizada pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV. Ela apresentou um breve histórico da atuação da CTDIV, criada em 2004 para dar suporte ao Conselho em questões envolvendo ações de divulgação da ciência química junto à sociedade, entre as quais se destaca a seção QuímicaViva, que inclui a página especial criada neste ano em alusão aos 150 anos da Tabela Periódica.
O professor João Henrique Ghilardi Lago, da Universidade Federal do ABC, foi o primeiro palestrante do evento. Ao abordar as etapas de extração de produtos naturais empregados no desenvolvimento de fármacos, ele valorizou a importância da busca por uma formação na área química integrada a outras áreas, como as de Farmácia e Biologia. Dessa forma, ponderou, os profissionais adquirem a base necessária para aproveitar a gama de oportunidades em pesquisa existente nesta área.
|
|
Erick Bastos, do Instituto de Química da USP
|
Pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, o Químico Fábio Luiz Navarro Marques fez a segunda apresentação, destacando os radioisótopos, gerados a partir de elementos químicos e que se desintegram por emissão de radiação de partículas ou eletromagnética. Segundo ele, essas substâncias possuem diversas aplicações, como o uso no diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de câncer, foco principal da palestra.
A evolução dirigida de proteínas, linha de pesquisa mantida pelos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2018, formou o escopo da palestra de Ari José Scattone Ferreira, professor da UNIFIEO e membro da CTDIV. Ele salientou que uma das técnicas premiadas, a "phage display", é utilizada atualmente na evolução dirigida de peptídeos e anticorpos para combate a diversas doenças.
Estudos para analisar o uso de betalaínas presentes em flores fluorescentes e outros vegetais, especialmente a beterraba, foram abordados pelo professor Erick Leite Bastos, do Instituto de Química da USP. O segundo ciclo do workshop teve ainda a apresentação conduzida por Gezimar Donizetti de Souza, da empresa Accert. Contribuições das áreas de Química e de Biotecnologia para avanços na indústria farmacêutica estiveram em pauta, tais como a nanotecnologia e a engenharia celular.
Nos encerramentos de ambos os blocos, os palestrantes participaram de rodadas de perguntas feitas pelos participantes.
|
Maria Eunice pretende reforçar importância da Química para alunos |
APRENDIZADO - Com experiência de mais de 20 anos no setor farmacêutico, tendo passagens por empresas como Allergan e Pfizer, a Química Maria Eunice Santana interessou-se pelo workshop como forma de obter informações sobre as tendências do setor em pesquisa. Ela, que atualmente é professora em uma escola estadual de Guarulhos, acredita que suas expectativas foram atendidas. "Fiquei muito satisfeita com o conteúdo das palestras. É possível incorporá-lo ao processo de aprendizagem, reforçando para os alunos a importância da ciência química em todos os setores da vida cotidiana e de se ter pesquisadores na área", enfatizou.
As apresentações que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes podem ser baixadas na seção Downloads.
Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.
Publicado em 26/04/2019
Atualizado em 02/05/2019
Voltar para a relação de notícias