Orientações aos candidatos

F.A.Q Profissionais e Estudantes

Perguntas, respostas e condições de uso para profissionais e estudantes

Somente profissionais e estudantes que estejam vinculados ao CRQ-IV/SP, possuam endereço de e-mail e estejam em situação regular na entidade. Caso atenda a essas condições, basta utilizar a mesma senha do MeuCRQSP.

Para poder cadastrar o currículo na Bolsa de Empregos, é necessário estar com a documentação e anuidades em dia. Caso não tenha pago as anuidades por motivo de desemprego, é preciso solicitar a suspensão do pagamento. Somente após a concessão desse benefício será possível fazer o cadastro. Se o profissional estiver com a carteira provisória vencida, deve solicitar a renovação e, caso já tenha o diploma (e não o certificado de conclusão do curso), procisará pedir a substituição pela carteira definitiva.

São alunos de cursos técnicos ou superiores da área química, ministrados no Estado de São Paulo, e que tenham se cadastrado previamente no Conselho seguindo as instruções da página https://crqsp.org.br/cadastrar/ de nosso site. Somente após esse procedimento é que o cadastro do currículo na Bolsa de Empregos poderá ser realizado. Importante ressaltar que o uso da Bolsa por estudantes restringe-se à busca por vagas de estágio.

Profissionais e estudantes podem utilizar a bolsa de duas formas.

Pesquisar vagas

Para fazer a pesquisa siga as seguintes etapas:

  1. Acesse o site;
  2. No menu superior ou no ícone correspondente, clique na opção "Vagas";
  3. Ao abrir a página, selecione os critérios desejados para a pesquisa. Além do cargo, formação e área de especialização, esta ferramenta oferece a opção de incluir outros parâmetros, como a localização da empresa e a aceitação de candidatos com deficiência física. Escolha os parâmetros desejados e clique no botão "Filtrar" para iniciar a busca;
  4. É possível, também, fazer uma pesquisa com a utilização de palavras-chave. Por exemplo, "técnico". Defina a palavra-chave no campo "Busca por palavra-chave" e clique em "Filtrar";
  5. O usuário terá, ainda, a possibilidade de listar todos as vagas cadastradas. Para isso, basta deixar os parâmetros da pesquisa sem marcação.

As vagas disponíveis serão exibidas na próxima página, organizadas por nome da empresa (quando permitido pela anunciante), título e com um resumo das atividades a serem desempenhadas. Clique em cada uma para visualizar todos os detalhes. Para entrar em contato com as empresas, utilize os meios de contato (telefone, e-mail, etc.) disponíveis ao lado da página. Importante: o CRQ-IV/SP não faz a intermediação desses contatos.

Publicar currículos

O usuário precisará se identificar para publicar seu currículo. Para tanto, siga as etapas abaixo:

  1. No menu principal clique em "Pessoa Física";
  2. Será apresentado uma tela solicitando CPF e senha, informe os dados conforme cadastrado no MeuCRQ;
  3. Ao entrar no na área principal do currículo as seguintes informações já estarão preenchidas conforme o cadastro realizado no MeuCRQ:
    1. Dados Pessoais: Estado civil, data de nascimento, sexo e CPF;
    2. Endereço: Logradouro, cidade, estado e CEP;
    3. Contato: E-mail, telefone, celular e site;
  4. Preencha as demais campos para completar o currículo (foto, configurações gerais, vaga, formação, cursos extra-curriculares, experiencia profissional, idiomas, informática, minicurrículo, objetivo e confidencialidade);
  5. Clique em "Salvar";
  6. O currículo salvo será enviado ao CRQ-IV/SP para checagem. A liberação para veiculação pública ocorrerá em até três dias úteis. Se for constatada alguma irregularidade, o usuário será contatado por e-mail.

Os currículos liberados serão veiculados por 90 dias. Cinco dias antes do término desse prazo, a Bolsa enviará uma mensagem questionando se deseja manter a veiculação por mais 90 dias. Em caso positivo, o usuário deverá clicar no link que constará da mensagem. Nenhuma providência precisará ser tomada se o usuário não tiver interesse na renovação, pois seu currículo deixará automaticamente de ser veiculado.

Alterações no currículo poderão ser feitas a qualquer momento. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. No menu principal clique em "Pessoa Física";
  2. Será apresentado uma tela solicitando e-mail e senha. Informe os dados conforme cadastrados no MeuCRQSP;
  3. Ao entrar no na área principal do currículo as informações já estarão preenchidas conforme o cadastro realizado previamente;
  4. Altere as informações conforme desejado (foto, configurações gerais, vaga, formação, cursos extracurriculares, experiência profissional, idiomas, informática, minicurrículo, objetivo e confidencialidade);
  5. Clique em "Salvar";
  6. As Alterações serão salvas e enviadas ao CRQ-IV/SP para checagem. A liberação para veiculação pública ocorrerá em até três dias úteis. Se for constatada alguma irregularidade, o usuário será contatado por e-mail. Os currículos liberados serão veiculados por 90 dias.

Sim, é possível suspender a veiculação do currículo a qualquer momento. Para fazer isso, basta acessar a Bolsa, clicar no botão "Pessoa Física" e fazer o login. Em seguida, clique no botão "Suspender" que está abaixo do seu nome. Pronto, o currículo deixará de ser divulgado, mas permanecerá no banco de dados até a reativação pelo usuário.

Os dados informados nos currículos são de responsabilidade exclusiva do usuário. Uma vez que a Bolsa de Empregos é um serviço gratuito e cuja utilização depende exclusivamente do interesse do do profissional/estudante, o CRQ-IV/SP não se responsabiliza pelo uso indevido dos dados publicados, inclusive por terceiros, respeitado o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados e nos critérios de privacidade definidos pelos próprios usuários.

Ao inserir seu currículo na Bolsa, o usuário deve estar ciente de que o acesso aos seus dados poderá ser feito por qualquer pessoa ou empresa. Desconfie caso venha a receber propostas de emprego que incluam a necessidade de pagamento de taxas de serviço ou obrigatoriedade de realização de testes ou cursos de qualificação. Mesmo quando intermediados por agências, os custos dos processos seletivos devem sempre ser pagos pelas empresas que as contrataram. Taxas de agenciamento somente serão devidas quando o próprio candidato solicitar assessoria de agências.

Ao decidir por divulgar seu currículo pela Bolsa de Empregos, o usuário declara expressamente que entendeu e concorda com as instruções contidas nesta página.